terça-feira, 5 de junho de 2012

PUTA AMIGOS


Respeito todas as religiões, mas acima delas respeito o poder da boa vontade, do companheirismo, das pessoas de boa fé. Lembro-me, portanto da célebre frase de Madre Teresa de Calcutá, que quando argüida sobre sua religião respondeu sorrindo: “Minha religião é o amor” e o entrevistador, não satisfeito, pergunta então: “Então quem é DEUS em sua religião?” e nesse momento surge toda a sabedoria de uma mulher iluminada, com uma simples frase: “ Deus é o outro”.

            Se mais pessoas no mundo tivessem a capacidade de entender o poder dessa sublime frase, não haveria assassinatos, nem guerras, nem pobreza, nem toda a crueldade que vemos no mundo quando presenciamos crianças abandonadas. Pode ser uma tremenda insanidade minha desejar isso e talvez absurdamente UTÓPICO ... todavia nada consegue me deixar mais motivado do que o brilho no olhar daquele que foi visto como Deus.

            Acalmem-se, eu não estou ficando louco. Vou explicar quando digo que vejo no outro Deus. Por acaso em algum momento de suas vidas vocês já tiveram a oportunidade de doar de coração algo a alguém que realmente precisasse muito?? Qualquer coisa, por menor que fosse. Quando isso acontece e a pessoa agraciada recebe a doação, seus olhos refletem uma luz, um brilho, uma alegria, que para mim nada mais é do que a forma que Ele (e seja lá quem for Ele) encontrou de nos agradecer. Nesse momento único na vida de cada um de nós, nosso coração pulsa forte, a mente fica limpa e aquela alegria que vemos no próximo passa tão naturalmente para nós que nada além de amor ocupa nosso corpo. Esse amor ... esse lindo amor ... é o que madre Tereza cita como religião.

            Deixando a política, os interesses, o consumismo, e um monte de convenções sociais ridículas que temos, poderíamos perceber que cada criança abandonada, cada pessoa necessitada, cada criatura desamparada, é uma oportunidade de receber um muito obrigado DIVINO. E é nesse fato que quero a atenção de todos!! Como demonstrei acima, o amor é sempre recíproco nem que seja despercebido. Um grande poeta de rua dizia que a solução para nosso mundo é a gentileza. Atestava nos muros com firmes frases e sempre acabava dessa forma : “ Gentileza gera gentileza.”.

            Pensando então nas minhas amizades ao longo da vida, percebo que se tenho pouquíssimos amigos de infância o motivo é bem simples - faltou gentileza. De ambos os lados, admito. E nem vou gastar meu tempo tentando justificar, ou mesmo expor os motivos para essa falta de gentileza, afinal minha esposa ressalta que necessito de várias horas de terapia para resolver esse lado obscuro da minha mente. Já escrevi o “O Dom do Bullying” aqui. Porém nada poderia ser mais delicioso do que olhar para meus últimos anos de vida e perceber que em 4 anos eu fiz amizades tão fortes, tão grandes  e tão intensas, que o simples fato de estar distante me leva as lágrimas.

            Assim aprendi como a vida pode ser deliciosamente mais gostosa quando estamos rodeados de amigos. Descobri que o melhor olhar do mundo é recheado com um sentimento que nos aquece e engrandece nossa alma. 



            Por vezes sonhamos juntos e alguns sonhos foram até realizados. Vimos uma família aumentar e aí virei o Tio Wagner. Misturamos culturas mineiras, paraenses, maranhenses cariocas e com essas culturas, cheiros, paladares, músicas. Nessas misturas aprendemos também a respeitar e nos divertimos com aquelas preferências que ao nosso olhar era demasiadamente estranha. Outras vezes curtimos um gosto comum e por diversas descobrimos esse gosto juntos. Apresentamos pais, irmãos, parentes e sempre fomos abençoados com o prazer da companhia um dos outros.
Algumas vezes bebemos muito, comemos muito, e outras falamos muito, mas em cada encontro a certeza era do sorriso ... dos inúmeros sorrisos. Por vezes precisei de conselhos, e soube onde encontrar. Por vezes precisei de ombro e ele estava ali. Algumas vezes eu precisava só de uma carona,  ou de um carro, mas esses também sempre encontrei com facilidade e carinho. Amizade é isso ... é um doar eterno, para receber em troca o melhor olhar do mundo.

            Aqui agradeço aos AMIGOS ... aos PUTA AMIGOS que fiz e tenho no coração !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário